Mensagem do PCA

Esta mensagem é dirigida a todos os cidadãos que diariamente depositam a sua confiança em nós, recorrendo aos serviços públicos de transportes terrestres, quer seja nas nossas instalações, ou, através da Plataforma Tecnológica Integrada de Gestão dos Transportes Terrestres.

Manifesto em primeira instância gratidão por assumir tamanha responsabilidade em contribuir para a melhoria dos níveis de eficiência e eficácia na prestação dos nossos serviços, através da Agência Nacional dos Transportes Terrestres.

Agradeço igualmente aos colegas que comigo têm trilhado os vários desafios e reformas no sector dos transportes para que possamos rapidamente transformar a realidade dos transportes e logística em Angola.

Ao assumir este desafio, reitero o compromisso de depositar todo o esforço, dedicação e competência para melhorar o quadro regulamentar, de supervisão e de fiscalização dos serviços de transportes tendo como base as normas internacionais, e em particular as da região da SADC, com foco na melhoria da acessibilidade para promoção da mobilidade.

Outra missão, não menos nobre consiste na promoção da intermodalidade, da competitividade entre os operadores, criando deste modo maior envolvimento do sector privado no sentido de aumentar a oferta de transportes terrestres em todo o território nacional.

Não é um desafio fácil, e possível de realizar sozinho. Somente, com a ajuda de cada um e de todos poderemos alcançar os objectivos traçados.

No nosso trabalho é expectável disciplina, ética, lealdade, legalidade, integridade, comprometimento, transparência, sublimidade, responsabilidade social e ambiental, pois nos foi dada a missão de servir com dedicação e facilitar aos cidadãos o acesso a serviços de transportes terrestres de passageiros e de mercadorias a preços mais baixos.

O nosso documento orientador está plasmado em Decreto Presidencial n.º 157/21 de 16 de Junho que aprova o Plano Director Nacional do Sector dos Transportes e Infra-estruturas Rodoviárias, com programas de investimento propostos a curto prazo (até 2023), médio prazo (2024-2028) e longo prazo (2029-2038).

Para a materialização das linhas orientadoras, estamos a trabalhar no reforço das competências técnicas do capital humano da ANTT para melhorar a prestação dos serviços públicos. Temos, de igual modo trabalhado incansavelmente na modernização tecnológica, visando facilitar o acesso aos serviços de transportes e aproximá-los aos cidadãos.

Não menos importante, pretendemos que os serviços de transportes terrestres estejam harmonizados às normas internacionais de transportes, mobilidade e segurança.

Como resultado de todo o trabalho que temos vindo a desenvolver, hoje os utentes podem aceder ao nosso site www.antt.gov.ao e solicitar os serviços que precisam, pois, o nosso principal objectivo é a vossa satisfação.

Acreditamos que com as vossas sugestões, juntos consolidaremos as bases necessárias para facilitar a acessibilidade e mobilidade dos operadores em Angola e na região austral, promovendo deste modo maior coesão territorial.

Luanda, 18 de Abril de 2023.

Énio Renato de Magalhães Costa
Presidente do Conselho de Administração

Presidente do Conselho de Administração
Énio Renato de Magalhães Costa