Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) desempenha um papel fundamental na regulação e supervisão do sector dos transportes terrestres em Angola. Como órgão colegial de deliberação superior, o Conselho exerce importante influência na definição de políticas, directrizes e normas que regem o transporte rodoviário e ferroviário no país.

Composto por membros nomeados pelo Ministro dos Transportes - Dr. Ricardo D`Abreu, o Conselho de Administração da ANTT possui atribuições que vão desde a formulação de estratégias para o desenvolvimento do sector, até à análise e aprovação de planos, programas e projectos de infraestrutura que garantam a mobilidade e cadeias logísticas de abastecimento. Cabe, de igual modo, a este órgão, a responsabilidade de fiscalizar a prestação dos serviços concedidos e autorizados, garantindo a eficiência, segurança e qualidade do transporte de mercadorias e passageiros.

Por meio das suas decisões e orientações, o Conselho de Administração da ANTT busca promover a integração e modernização dos sistemas de transporte terrestre, fomentando o desenvolvimento económico e social do país.

Ao mesmo tempo, actua na protecção dos interesses dos utentes e na promoção da concorrência saudável entre os diferentes modos de transporte e respectivos operadores, visando assegurar um ambiente regulatório transparente e equitativo.

Em suma, o Conselho de Administração da ANTT desempenha um papel estratégico na governança do sector dos transportes terrestres, trabalhando para conciliar os interesses dos diversos agentes envolvidos, promover o crescimento sustentável da infraestrutura de transportes e logística, visando garantir a mobilidade, a eficiência e a segurança das operações dos transportes em todo o território nacional.

O Conselho de Administração da ANTT tomou posse a 18 de Abril de 2022, e estará em funções até 18 de Abril 2025.

 

Conheça os nossos Conselheiros

 

Énio Costa

Presidente do Conselho de Administração

Énio Renato de Magalhães Costa, Natural das Ingombotas, província de Luanda, nasceu aos 21 de Fevereiro de 1983, casado, é licenciado em Economia e Gestão pela Universidade Católica de Angola.

Exerce a função de Presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional dos Transportes Terrestes (ANTT).

Em 2022, foi eleito Presidente do Fórum dos Regulares Rodoviários Transfronteiriços (CBRT-RF) da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Entre 2020 e 2022 exerceu a função de Director Geral Interino do Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários e de Director Adjunto para Área Técnica.

Foi Coordenador Técnico para a Implementação do Sistema de Bilhética Integrada nos Transportes Públicos.

Entre 2017 e 2020 foi Administrador para Área Técnica da Transportes Colectivos Urbanos de Luanda (TCUL).

Trabalha há mais de 13 anos no sector dos transportes, onde tem trilhado uma carreira sólida exercendo outras funções intermédias como Chefe de Departamento Técnico, Chefe de Observatório e Chefe de Secção.

 

Norberto da Silva Barreto de Carvalho

Administrador da Área de Administração e Finanças

Norberto da Silva Barreto de Carvalho natural de Malanje nasceu, nasceu aos 25 de Maio de 1983. Mestre em Administração e Finanças 2015, pela Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto, Licenciado em Economia e Gestão na Universidade Católica de Angola, especialidade de Gestão Financeira. concluiu o ensino médio (1999- 2002) no IMEL-Instituto Médio de Economia de Luanda, na especialidade de Contabilidade e Gestão.

Exerceu o cargo de Director Geral Adjunto para Área de Administração e Finanças 2018-2022, exerceu a função de Chefe de Sector de Contabilidade e Gestão Financeira-DCF no BNA 2017-2018, foi Director Financeiro na Empresa WOFEN Asset Management Lda 2017.

Trabalhou na Secção de Programação Estatística-SPE do INTR-Instituto Nacional de Transportes Rodoviários 2013-2017, exerceu a função de supervisor de Finanças na Petrobras International Braspetro PIB BV- Sucursal Angola 2008-2013, foi Assistente de Contabilidade na Empresa Safric 2002.

 

Sandra Lidador Ramos

Administradora da Área Jurídica e Regulação

Sandra Marisa Lidador Vigário Ramos. Doutorada em Turismo, Lazer e Cultura, no Ramo de Turismo e Desenvolvimento pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Pós-Graduada em Direito do Comércio Internacional e em Direito do Trabalho e Segurança Social pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto. Inscrita na Ordem dos Advogados de Angola.

Assumiu diversos cargos em instituições públicas e privadas, especialmente: Directora Adjunta do Gabinete do Ministro da Hotelaria e Turismo, Directora de Recursos Humanos do Ministério da Hotelaria e Turismo, e Directora do Gabinete Jurídico do Ministério do Turismo, Coordenadora do Programa "Revisão do Pacote Legislativo do Sector do Turismo".

Exerceu o cargo de Directora do Gabinete Jurídico do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente. Autora da Obra Científica “Desenvolvimento do Turismo em Luanda – Turismo de Negócios, Gestão e Sustentabilidade”, publicado em 2021, pela Editora Lisbon International Press. Disponível nas livrarias FNAC e Bertrand, em Portugal, na livraria Cultural, no Brasil, e nas e Plataformas Digitais.

 

Juscelino Narciso Gomes de Oliveira

Administrador da Área Técnica e de Operações

Juscelino Narciso Gomes de Oliveira. Pós-graduado em Finança Corporativa pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Angola, Membro da OCPCA – Ordem dos Contabilistas e Peritos Contabilistas de Angola.

Com mais de 26 anos de experiência nas áreas de Contabilidade e Finanças, compreende mais de 15 anos no sector público, somados a 11 anos no sector privado, exercendo diversas funções como: Consultor de Planeamento |Janeiro 2022 - Julho 2024; Foi Director de Suporte ao Negócio na MSTelcom – empresa subsidiária da Sonangol | Outubro 2020 – Novembro 2021.

Exerceu o cargo de Director Financeiro da ACS – Empresa Subsidiária da MSTelcom | Fevereiro 2017 - Setembro 2020; Técnico Sénior Contabilidade da MSTelcom | Abril 2014 – Janeiro 2017; Coordenador de Finanças da MSTelcom – Projecto Sonangol Offshore Optical Cable | Dezembro 2010 - Março 2014; Técnico de Finanças da MSTelcom | Outubro 2006 - Novembro 2010.

 

Etelvino Tito de Almeida

Administrador da Área de Infraestrutura

Etelvino Tito Ernesto de Almeida, nasceu aos 05 de Novembro de 1972. Licenciado em Gestão Empresarial pela Universidade Técnica de Angola. Entre 2021-2022, exerceu o cargo de Director de Fiscalização e Infraestrutura, foi Chefe de Departamento das Infraestruturas do Instinto INCFA – Instituto Nacional dos Caminhos de Ferro de Angola. Desempenhou a função de técnico, no Departamento de Infraestruturas, Via e Obras no CFL-EP em 1996.

Exerceu a função de Director Geral e Sócio-Gerente da Sociedade EARGS-Comércio Geral, Agropecuária e Prestação de Serviços entre, 2001-2008.

Membro fundador e Presidente da ONG ABEMICA (Associação dos Beneficiários de Microcrédito de Angola) entre 2021-2008. Frequentou o Curso Técnico de Caminhos-de-ferro em Sankt Petersburg Ex. União Soviética -Rússia.

Frequentou o Curso em Sistema de Transportes, na especialidade de Gestão de Infraestruturas Ferroviárias Administrado pela LOGISTEL, em Angola e em Portugal durante 8 meses, com estágios em empresas do sector ferroviário em Angola, Portugal e Espanha, em 2011-2012.

26-12-2023 03:12:20 | 19-12-2024 10:56:23
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