Assinado Memorando para construção de auto-estrada para ligar países vizinhos22.06.2024

Palavras-chave Assinado Memorando para construção de auto-estrada para ligar países vizinhos

O Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação e o grupo empresarial China Road and Bridge Corporation (CRBC), assinaram um Memorando de Entendimento para a construção da primeira auto-estrada que vai ligar o Sul e o Norte de Angola aos países vizinhos, numa extensão de cerca de 1.400 quilómetros.

A informação avançada em Macau (China), pelo titular da pasta, Carlos dos Santos, indica que para além do Memorando, as partes rubricaram, igualmente, um Acordo de Princípios para discussões formais.

Segundo o comunicado do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, citado pela Angop, o referido Memorando visa assegurar o investimento e os projectos para a construção da auto-estrada.

O documento avança que Carlos dos Santos também se reuniu com vários grupos empresariais chineses, no quadro da participação de Angola no 15.º Fórum Internacional sobre Investimentos e Construção de Infra-estrtuturas, que decorreu de 18 a 21 deste mês, em Macau.

Paralelamente, o ministro participou na Reunião Anual do Mecanismo Internacional de Promoção de Infra-estruturas Sustentáveis (MISIP) e apresentou as principais tendências de desenvolvimento na construção de infra-estruturas em Angola, com realce para o domínio rodoviário (estradas e pontes), edifícios públicos e habitação social.

Segundo o governante, a cooperação internacional tem desempenhado um papel vital no desenvolvimento das infra-estruturas em Angola, destacando-se a China como um dos principais parceiros estratégicos do país, ao financiar e construir várias obras essenciais, como estradas, pontes, edifícios, habitação, equipamentos sociais públicos, portos, aeroportos e centrais eléctricas.

O ministro solicitou ao empresariado privado chinês o contínuo apoio para a modernização das infra-estruturas em Angola, onde tem sido cada vez mais recorrente a promoção de Parcerias Público-Privadas (PPP), como forma eficaz de mobilizar recursos, tecnologia e experiências do sector, visando o desenvolvimento de grandes projectos, como as auto-estradas, estradas nacionais, pontes de ligação transfronteiriças e a redução do défice habitacional.

Carlos dos Santos destacou que a cooperação entre Angola e China tem facilitado a transferência de tecnologia e conhecimentos, permitindo a capacitação dos quadros locais, sublinhando que o país possui uma rede de estradas de 79.300 quilómetros, dos quais 27.600 constituem as Estradas Nacionais, tendo já sido asfaltados mais de 11.400 quilómetros, que representa cerca de 41,3% em relação à extensão total da rede rodoviária do país.

No domínio das Estradas Municipais, o país conta com 51.700 quilómetros, estando actualmente asfaltados mais de 15.100 quilómetros, que representam cerca de 29% em relação à extensão total, e o ministro adiantou que, para fomentar o desenvolvimento da actividade agrícola e turística, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN ) 2023/2027, está prevista a reabilitação de mais de cinco mil quilómetros de Estradas Nacionais, assim como um programa de aquisição e instalação de pontes para todas as províncias.

13-09-2024 03:18:59 | 13-09-2024 03:19:08
Não encontrou o que precisa?

A ANTT disponibiliza um formulário online para que tire as suas dúvidas ou registe sugestões, elogios e reclamações/denúncias.
O nosso objectivo é ouvi-lo! Seja uma dúvida, sugestão, solicitação ou reclamação, queremos que se sinta à vontade para partilhar as suas impressões connosco.

Fale Connosco
Subscrição de Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter, e mantenha-se a par das últimas notícias sobre a Agência Nacional dos Transportes Terrestres.

remover subscrição