Mais de 1.900 autocarros distribuídos a operadores das dezoito províncias03.07.2024
Palavras-chave
O Governo concedeu aos distintos operadores pelas 18 províncias do país, de 2019 a 2024, 1.991 autocarros para transporte público de passageiros.
As cidades de Luanda, Lubango (Huíla), Benguela, Lobito e Catumbela absorveram a maior quantidade. Nestas localidades foram também introduzidos autocarros articulados, com significativo impacto na melhoria da mobilidade local.
A informação foi avançada, ontem, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), na 16.ª sessão temática "Comunicar por Angola”, pelo secretário de Estado para os Transportes Terrestres.
Jorge Bengue falou sobre o "Programa de Expansão e Modernização do Sector dos Transportes e Logística.
Fez saber que, só em 2022, o número de passageiros transportados nos transportes públicos atingiu a fasquia dos 195,2 milhões, muito acima dos 130 milhões de 2017. Apesar de ligeiramente baixo, ainda assim, em 2023, o transporte público de passageiros posicionou-se nos 182,9 milhões. A colocação pelo Executivo de novos meios permitiu um maior volume de investimentos e também de maior mobilidade em todo o país.
De acordo com o governante, a variação dos dados também é muito influenciada pela manutenção das frotas pelos operadores, uma vez que o tempo médio de vida útil dos autocarros em Angola contraiu de cinco para aproximadamente três anos, o que significa que "os meios estão a estragar mais depressa”, ou seja, estão a se degradar de forma rápida.
"Entre os factores que contribuem para a célere degradação, consta ainda o estado das estruturas rodoviárias, a falta de regularidade da assistência técnica devida por parte dos operadores, entre outras. A necessidade da renovação contínua da frota, tendo em conta a natureza da própria actividade, pois um autocarro tem como actividade andar constantemente, o que motiva uma degradação natural”, apontou.
Novos autocarros
O secretário de Estado para os Transportes Terrestres anunciou, para breve, a entrada em circulação de 500 novos autocarros já adquiridos e alocados, de igual modo, para as 18 províncias, enquanto está em curso a finalização de outro processo de aquisição de mais 600 autocarros, além do projecto de implantação do Sistema de Transporte Rápido em Autocarro(BRT, na sigla em inglês), no percurso que vai da Estalagem à centralidade do Kilamba. Jorge Bengue Calumbo detalhou ainda pormenores sobre o projecto de reabilitação do troço ferroviário entre Zenza do Itombe e Cacuso, numa extensão de 215 quilómetros, permitindo reduzir para menos da metade as cerca de 14 horas de viagem entre Luanda e Malanje; expansão da rede ferroviária e interligação dos três caminhos de ferro (CFL, CFB e CFM) e do ramal ferroviário de 260 quilómetros que parte do Luena, no Moxico, até Saurimo, na Lunda-Sul, com nova ligação de Xá-Muteba até Malanje.
A primeira fase do Metro de Superfície de Luanda, avançou Jorge Bengue, vai abarcar 60 quilómetros, de uma rede geral que compreende 140 quilómetros, decorrente do Plano Director de Luanda, já na fase derradeira dos estudos de viabilidade e preliminares sobre o envolvimento da população na recolha de informação.
O secretário de Estado revelou ainda a existência de um projecto para a construção de 14 passagens superiores (intersecções rodoviárias) ao longo do Caminho-de- Ferro de Luanda (CFL). Estas obras vão conferir maior fluidez ao trânsito, evitar colhimentos e colisões”, augurou.
As sessões temáticas "Comunicar por Angola” são uma iniciativa do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS). No evento, sectores do Executivo mantém um diálogo directo com os jornalistas.
Investimentos no sector ferroviário
A construção do ramal ferroviário de ligação da Baixa de Luanda ao Novo Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, com uma extensão de 17 quilómetros, que parte do distrito da Baia, a aquisição de 10 automotoras (comboios novos modernos), exclusiva para o serviço urbano, são alguns dos investimentos mais expressivos nos últimos tempos.
O secretário de Estado recordou que as cidades de Luanda, Benguela, Lubango e Namibe já tinham serviços de transporte urbano e suburbano, mas feito por comboios com carruagens adaptadas para o longo curso, facto que "era incompatível e distorcido naquilo que é a natureza e características do referido serviço”, razão pela qual foram adquiridas essas unidades com capacidade para transportar cerca de 700 passageiros por viagem.
Nesta conformidade, esclareceu o dirigente, Luanda foi contemplada com sete unidades destinadas a prestar serviço entre a Estação do Bungo e Viana, na perspectiva de que até o final do ano chegue até ao Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, tão logo os voos comerciais começarem a operar.
A cidade de Benguela, que conta com três unidades no percurso Benguela, Catumbela e Lobito, também deixou de usar os comboios com características para longo curso, o que aumentou, de certa forma, a capacidade de transporte de passageiros nestas duas cidades. Está prevista a aquisição de mais unidades.
"Estão a ser reabilitadas as estações ferroviárias do Bungo, dos Musseques, Viana e da Baia, infra-estruturas modernas e que vão servir, por um lado, para o serviço ferroviário, mas com a maior parte das infra-estruturas alocada para fins comerciais. Em breve serão lançados concursos para que os operadores comerciais que queiram exercer a sua actividade económica, explorando essas infra-estruturas, poderem fazê-la e ajudar a dar vida às comunidades onde estão inseridos”.
Foi uma apresentação bastante esclarecedora sobre o sector
O secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, enalteceu, ontem, no CIAM, em Luanda, a dinâmica implementada pelo sector dos Transportes com vista a dotar as cidades do país de maior mobilidade, visando a melhoria das condições de vida das populações, assentes na expansão e modernização com base num plano devidamente estruturado para o alcance do desenvolvimento sustentável.
Nuno Caldas Albino, que esteve nas vestes de moderador, teceu estas considerações ao fazer um resumo da apresentação efectuada pelo homólogo dos Transportes Terrestres, Jorge Bengue, na 16ª Sessão Temática promovida pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, sobre o actual panorama económico e social do país.
"Acredito que foi uma apresentação muito esclarecedora e que permite que os jornalistas tenham saído satisfeitos por terem sido informados sobre aquilo que são as metas do sector. Estas acções devem ser encaradas como as premissas para que o país se desenvolva, pelo que agradecemos a forma como o secretário de Estado respondeu às questões que lhe foram colocadas”, disse o secretário de Estado para a Comunicação Social.
Concessão do Corredor do Lobito já rendeu 100 milhões de dólares
O Governo angolano arrecadou 100 milhões de dólares pelo prémio da concessão do Corredor do Lobito ( corredor de desenvolvimento não só de Angola mas de toda a subregião ), processo cuja preparação levou cerca de dois anos, após o lançamento do concurso internacional vencido pelo consórcio das três empresas europeias Transfigura, Mota Engil e a Lobito Atlantic Ventures (LAV).
No acto da assinatura do contrato, o Governo angolano arrecadou 100 milhões de dólares pelo prémio da concessão e há um rendimento fixo que anualmente se reverte ao Estado angolano na ordem de dois milhões de dólares, assim como receitas variáveis que decorrerão dos lucros no decurso da própria concessão.
Trata-se de uma concessão de 30 anos com a possibilidade do concessionário poder construir o ramal ferroviário de ligação entre Angola e a Zâmbia, o que permitirá, em caso de acordo, estender o prazo da concessão para mais 20 anos.
A plataforma Logística da Caála vai ser explorada por um consórcio europeu, que identificou o potencial agrícola naquela zona, no modelo de Parceria Público- Privada.
Transição digital e descarbonização
O Executivo está alinhado com os vários instrumentos universais que visam não apenas a protecção do meio ambiente, como também a adopção de procedimentos e políticas sustentáveis, de acordo com o secretário de Estado para os Transportes Terrestres.
A implementação do sistema de bilhética nos transportes públicos é um facto nas cidades de Luanda, Lubango e Benguela, ao mesmo tempo que foram instalados centros de controlo operacional para o monitoramento das operações, deixando de ser por estimativa
O Plano Director do Sector dos Transportes e Infra-estruturas Ferroviárias, aprovado em 2021, por via do Decreto 157/21, de 16 de Junho, com vigência de 20 anos, traz as linhas orientadoras do desenvolvimento do sector dos Transportes nos próximos 20 anos.
Promoção de oportunidades para a juventude
O facto de a população ser maioritariamente jovem está na base de um tratamento especial do Plano Director, assente no incentivo para a criação de empresas de transportes tituladas por jovens e dar oportunidades de emprego à juventude, um pilar que consta das acções ligadas ao capital humano e à questão de género. Com uma população estimada em 36 milhões de habitantes, Angola cresce com uma taxa de fecundidade à volta de 3,29 por cento, com projecções a apontarem para uma média de 70 milhões de habitantes até 2050, segundo dados das Nações Unidas.
"O sector dos Transportes era visto como eminentemente dominado por homens, ou seja, muito mais masculinizado. Estamos a falar do sector da Aviação Civil e do subsector ferroviário, dominados por homens em detrimento das senhoras, pelo que há a tendência de promovermos a igualdade de género, dando mais oportunidade, mais palco e fazendo com que a igualdade entre homens e mulheres seja uma realidade”, defendeu.
No sector dos Transportes, disse, contamos com senhoras que produzem bons resultados, àquelas que lideram equipas, integram equipas no nosso subsector, provaram isso e fruto deste trabalho não deixamos de parte a importância do equilíbrio de género.