3.º Conselho Técnico dos Transportes Terrestres Reúne Entidades para Debater o Futuro do Sector em Angola25.07.2025

Palavras-chave 3.º Conselho Técnico do Sub-sector dos Transportes Terrestres

O 3.º Conselho Técnico do Subsector dos Transportes Terrestres realizou-se no dia 25 de Julho de 2025, na ENAPP, em Luanda, reunindo 278 participantes presenciais e virtuais, entre representantes institucionais, reguladores e operadores, sob o lema “Integração e Sustentabilidade”.

O 3.º Conselho Técnico do Subsector dos Transportes Terrestres, sob o lema “Integração e Sustentabilidade”, decorreu com sucesso na sexta-feira, dia 25 de julho de 2025, no auditório 2 da Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), em Luanda. O evento, que se afirmou como um ponto de encontro crucial para o sector, contou com a participação de 175 intervenientes presenciais e 103 virtuais, abrangendo representantes do Órgão Central, Reguladores, Empresas Públicas e Privadas do sector, e diversos departamentos Ministeriais.

As boas-vindas foram dadas pelo Administrador para a Área de Administração e Finanças da ANTT Norberto Barreto de Carvalho, em representação do PCA, tendo na ocasião expressado a sua profunda gratidão pela vasta adesão e manifestou a esperança de que técnicos, especialistas, representantes institucionais, académicos e membros da sociedade civil contribuíssem activamente para enriquecer os debates e elevar a qualidade dos trabalhos.

O 3.º Conselho Técnico foi oficialmente aberto pelo Secretário de Estado dos Transportes Terrestres, Jorge Bengue. Na sua intervenção, o Secretário de Estado realçou o impacto directo do subsector dos transportes terrestres na produção, distribuição e consumo. "Este fórum reúne a família dos transportes e parceiros em torno de um objectivo comum", afirmou o Secretário de Estado, sublinhando que "a importância dos transportes terrestres no desenvolvimento económico e social dos países é incomensurável, bastando olhar para a sua capacidade de facilitar o transporte de pessoas e mercadorias, de conectar regiões e impulsionar o seu desenvolvimento".

O Secretário de Estado demonstrou preocupação com a segurança rodoviária em Angola, que tem sido marcada por um "elevado sentimento de insegurança". Destacou que "continuamos a ter as mortes por acidentes de trânsito como a segunda causa de morte no nosso país, um problema grave em termos de saúde pública". Concluiu a sua intervenção salientando a importância de, "ao longo dos debates, podermos discutir o que ainda não fizemos e no que devemos melhorar nas várias ações que temos desenvolvido".

O programa do Conselho incluiu a análise e discussão de vários temas cruciais, distribuídos por quatro painéis:

 * PAINEL I: Desenvolvimento Integrado dos Transportes Ferroviários em Angola – Abordou as estratégias e desafios para a expansão e modernização da rede ferroviária.

 * PAINEL II: Angola e os Desafios da Segurança nos Transportes Terrestres – Focou-se nas problemáticas da segurança rodoviária e na procura de soluções eficazes para a redução da sinistralidade.

 * PAINEL III: Programa de Expansão e Modernização dos Transportes – Discutiu as iniciativas em curso e futuras para o aprimoramento das infraestruturas e serviços de transporte.

 * PAINEL IV: Vantagens das Parcerias Público-Privadas para o Sector Empresarial Público – Explorou o potencial das colaborações entre os sectores público e privado para impulsionar o desenvolvimento e a eficiência dos transportes.

Após uma jornada intensa de debates, partilha de experiências e sugestões de soluções para os desafios correntes no subsector, o 3.º Conselho Técnico dos Transportes Terrestres encerrou com a apresentação de diversas recomendações técnicas cruciais, visando a contínua melhoria e desenvolvimento do subsector em Angola.

28-07-2025 10:21:08 | 28-07-2025 10:21:28
Não encontrou o que precisa?

A ANTT disponibiliza um formulário online para que tire as suas dúvidas ou registe sugestões, elogios e reclamações/denúncias.
O nosso objectivo é ouvi-lo! Seja uma dúvida, sugestão, solicitação ou reclamação, queremos que se sinta à vontade para partilhar as suas impressões connosco.

Fale Connosco
Subscrição de Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter, e mantenha-se a par das últimas notícias sobre a Agência Nacional dos Transportes Terrestres.

remover subscrição