ANTT realiza visita de constatação ao Entreposto Aduaneiro de Angola16.07.2025
Palavras-chave
A ANTT realizou, a 11 de Julho, uma visita ao Entreposto Aduaneiro de Angola, no âmbito da implementação dos serviços transfronteiriços no Noqui e Luvo, a convite da empresa ALLTRANS – Operadora Económica Autorizada.
No âmbito da implementação dos serviços transfronteiriços nas fronteiras do Noqui e do Luvo, a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) realizou, na tarde de sexta-feira, 11 de Julho do corrente ano, uma visita de constatação ao Entreposto Aduaneiro de Angola, a convite da empresa ALLTRANS – Transitários e Logística, Operadora Económica Autorizada.
A visita teve como principal objectivo analisar a viabilidade de mecanismos de cooperação e/ou parceria entre as partes, em resposta às preocupações manifestadas pelos operadores de transporte rodoviário de mercadorias, nomeadamente quanto à necessidade de construção de um parque logístico para o descarregamento de mercadorias dos operadores nacionais, num espaço devidamente compactado. Esta solução paliativa está prevista para ser executada num prazo estimado de 3 a 5 meses.
Durante o encontro, foram também colhidas sugestões dos operadores relativamente às taxas previstas no Decreto Executivo, ao reforço do controlo sobre veículos em mau estado de conservação utilizados no transporte de mercadorias, e à possibilidade de alocação de um espaço físico para a ANTT em um dos armazéns do Entreposto, visando a realização das suas operações com operadores nacionais e estrangeiros, numa parceria institucional com a AGT, a ARCCLA e o próprio Entreposto.