Governo dos EUA organiza conferência para avançar o projecto do Corredor do Lobito25.09.2024

Palavras-chave Governo dos EUA organiza conferência para avançar o projecto do Corredor do Lobito

Luanda, Angola — A Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola e São Tomé e Príncipe, em colaboração com organizações multilaterais de desenvolvimento, parceiros privados e doadores, organizou uma conferência de coordenação nos dias 25-26 de Setembro de 2024, num hotel em Lobito.

A conferência teve como objectivo apoiar os sectores de mineração, agricultura, saúde e transportes, melhorar o acesso à energia ao longo do Corredor do Lobito, identificar as necessidades energéticas regionais e dos países membros, mapear projectos e desenvolvedores, e estabelecer um sistema de comunicação com papéis definidos para monitorar o desempenho e o impacto.

Apoiada pela Iniciativa Power Africa, a reunião de coordenação visou promover a colaboração e alinhar recursos para avançar com projectos de energia. O governo dos EUA está comprometido em fornecer assistência técnica e financeira para o desenvolvimento de energias renováveis e melhorias de infra-estrutura ao longo do Corredor do Lobito, assegurando benefícios amplos e duradouros para as comunidades circunvizinhas.

O Dr. William Butterfield, representante da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) em Angola, destacou a importância da conferência para unir doadores, bancos de desenvolvimento e parceiros do sector privado para avançar com projectos-chave no Corredor do Lobito. “Os Estados Unidos estão profundamente comprometidos com o sucesso do projecto do Corredor do Lobito. Através de uma assistência financeira significativa, estamos a demonstrar o nosso compromisso com o desenvolvimento de infra-estrutura e o crescimento económico em África. Através da Power Africa, estamos a mobilizar recursos dos sectores público e privado para dobrar o acesso à electricidade na África Subsaariana. Esta reunião de coordenação é um testemunho desse compromisso e do nosso desejo de aprofundar o nosso impacto na região.”

O desenvolvimento do Corredor do Lobito é uma parceria multinacional entre governos africanos que ajudará a impulsionar o desenvolvimento económico por meio de investimentos na República Democrática do Congo, Zâmbia e Angola. A Power Africa, uma parceria liderada pelo governo dos EUA, está a contribuir para a iniciativa em colaboração com a Parceria para Infra-estrutura Global e Investimento (PGI). Facilitando a exportação de minerais da RDC para o porto do Lobito, em Angola, desempenha um papel crucial na prosperidade regional e na competitividade do comércio global. O governo dos EUA acredita que o Corredor contribuirá para os objectivos de diversificação económica de Angola, incluindo investimentos em agricultura, serviços e capital humano, enquanto assegura um acesso confiável a energia limpa.

O desenvolvimento do Corredor do Lobito criará uma nova e eficiente rota para o transporte de mercadorias, reduzirá a congestão e melhorará a dinâmica do comércio regional. Espera-se que gere significativas oportunidades de emprego e estimule a actividade económica nas áreas conectadas. Além disso, as comunidades ao longo do Corredor beneficiarão de uma infra-estrutura aprimorada, melhor acesso aos serviços e melhores perspectivas económicas, impulsionando o crescimento e a estabilidade regional.

22-10-2024 12:38:45 | 22-10-2024 12:42:13
Não encontrou o que precisa?

A ANTT disponibiliza um formulário online para que tire as suas dúvidas ou registe sugestões, elogios e reclamações/denúncias.
O nosso objectivo é ouvi-lo! Seja uma dúvida, sugestão, solicitação ou reclamação, queremos que se sinta à vontade para partilhar as suas impressões connosco.

Fale Connosco
Subscrição de Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter, e mantenha-se a par das últimas notícias sobre a Agência Nacional dos Transportes Terrestres.

remover subscrição